Carla Pessoa Criações Digitais

sábado, 14 de maio de 2011

A HISTÓRA DO FUXICO.

Esta é uma técnica engraçada do que se pode fazer reutilizando tecidos sem uso em peças originais.
O fuxico,  é o nome dado a um tipo de artesanato feito com tecido, agulha, linha e muita, muita paciência.

Um termo essencial neste trabalho é que ele  têm um toque único, dando-nos a garantia da exclusividade de cada uma das peças.

 De origem incerta, não existem registros de onde e nem de quando esta invenção começou. Sabe-se apenas que hoje em dia ele é feito em várias partes do mundo e a atividade consiste num reaproveitamento de tecidos.



Segundo algumas   fontes pesquisadas recebeu este nome no Brasil. Outros documentos remetem-nos para o período colonial. O reaproveitamento das sobras de tecidos que na época eram artigos de luxo aconteciam enquanto as senhoras e as escravas se deleitavam com as suas peculiares conversas, eram criadas verdadeiras obras de arte em peças do vestuário e enxoval.
O fuxico esteve associado à classe social de baixa renda e/ou comunidades rurais. De uma década para cá, com o surgimento da customização e a introdução de novas técnicas artesanais na moda e na decoração, ele começou a ser mais valorizado.



Hoje esta arte redescoberta, entrou nas casas mais chiques e despertou o gosto de muita gente por este artesanato chique de se ver e para mim particularmente uma delicia  de se fazer..rsrsrsrs.
Espero que gostem  !!!!!! E se ainda não fuxicaram , essa é uma ótima oportunidade para começar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...